O comportamento de troca programada do fluido de freio, não é algo muito comum, a maioria dos motoristas, troca quando há a necessidade de alguma manutenção no sistema, seguindo assim uma necessidade de manutenção corretiva e não preventiva.
Infelizmente, não temos o costume de trocar o fluido de freio, normalmente quando temos um problema de frenagem, nós associamos com outros componentes do sistema de freio, mas nunca com o fluido.
Por possuir uma característica de absorver umidade, chamada de característica HIGROSCÓPICA, se não for trocado, o fluido pode ficar muito úmido e por conta disso ter uma queda do ponto de ebulição, podendo ocasionar falhas no sistema de freio.
Já ouviu a história do “estava descendo a serra e perdi o freio”? Então, na maioria dos casos o problema é o fluido, ele está muito úmido, foram criadas bolhas de ar no sistema e ocorreu falha no sistema de freio.
O fluido de freio deve ser trocado conforme o manual do carro orienta, caso o fluido não seja trocado dentro do tempo previsto, o risco de acidente aumenta consideravelmente.
Portanto, TROQUEM O FLUIDO DE FREIO do carro de vocês!!