Vale a pergunta, você tem o costume de parar no posto de combustível e autorizar o frentista a completar o sistema de arrefecimento do seu veículo com água corrente ou de torneira?

Quão integro está o seu sistema de arrefecimento?

Precisamos entender que quando o sistema de arrefecimento está “rodando” corretamente, sem nenhum tipo de vazamento, não existe a necessidade de adicionar um volume grande de aditivo para completar o sistema. Solução de aditivo de radiador não evapora, não “se perde” e não some no sistema.

Para se ter uma ideia, normalmente o volume a ser adicionado anualmente gira em torno de 100 ML. Pois é, quase nada. Se houver a necessidade de adicionar mais do que isso, merece ser investigado.

Não se pode normalizar a baixa repentina e/ou constante do sistema de arrefecimento, caso isso esteja acontecendo em seu veículo, procure um profissional da sua confiança, já que pode indicar vazamentos do sistema.

Estes vazamentos ocorrem oriundos de possíveis quebras ou corrosão nas peças do sistema, como por exemplo as mangueiras. O uso do aditivo adequado dentro da especificação apontada pela montadora, garante a proteção e lubricidade das peças.

Lembrem-se de verificar o nível do aditivo de radiador, porém tenham em mente que se o volume do aditivo estiver baixando constantemente, pode existir algum tipo de vazamento.